terça-feira, 30 de novembro de 2010

TICS
ELIZABETE RODRIGUES NASCIMENTO SOARES
GIRLANE ROSA CAMPOS
Obras de artes na internet.

Ano: Pré-II (5 anos)

Objetivos de aprendizagem:

Aproximar a criança da arte, refletindo sobre a obra do artista GUSTAVO ROSA

Exercitar a observação da obra de arte, para que a criança passe a ter contato e gostar de obras de arte.
Desenvolver a leitura através de uma obra de arte, pois assim a criança aprenderá uma nova forma de expressar os sentimentos.
Estudar a vida e o trabalho do artista, para que a criança possa conhecer um pouco mais do mundo da arte e das pessoas que convive nele.
Despertar na criança a curiosidade de ver outras obras de artes, não só desse como de outros autores.

Eixo de linguagem:
Linguagem artística, linguagem não-verbal e arte visual.

Desenvolvimento da atividade:
1ª etapa
A professora precisa, inicialmente estabelecer alguns combinados como: respeito com a criação do outro, com suas idéias, etc. Em seguida explicar o que será feito nesses dois dias.
Mostrar no computador as obras de arte de do artista Gustavo Rosa.
Apresentar a foto do autor e contar a sua vida, quando e onde nasceu, como era o tempo em que viveu, se casou e teve filhos, em que país nasceu, como se tornou um artista, com quem aprendeu, e outras curiosidades.
2ª etapa
Familiarizar as crianças com a obra e o computador para que as crianças possam saber clicar na obra para escolher a que mais lhe agrade. Dizer o nome que o artista deu para a obra. Em seguida cada criança ira dizer o que tem na sua obra.
3ª etapa
Depois da observação da obra, propor aos alunos que faça uma releitura da obra trabalhada. Individualmente as crianças farão uma própria criação, uma releitura da obra trabalhada. Explicar que fazer uma releitura é, por exemplo, modificar as cores é cada um colocar suas próprias características. As crianças podem se espalhar pelo chão, se preferir, e ficarem a vontade para soltar a imaginação.

4ª etapa
Após o trabalho, peça que cada um exponha a sua criação, e diga qual nome deu para sua obra. Nesse momento a professora precisa entender e respeitar a criança que não queira falar, só mostrar o seu trabalho. Promova conversas com as crianças e escute seus comentários, se gostaram do que realizaram ou não, e por quê?

Materiais necessários:
Papel chamex, lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera, borracha, fita crepe, papel pardo e reprodução da obra “Bumba meu boi” do artista Carlos Scliar.

Conteúdo:
Releitura da obra de Gustavo Rosa.
Desenho e pintura
Apreciação e leitura de imagem
Tempo estimado:
2 dias
Avaliação:
Será feita a partir da observação e registro da participação e do interesse dos alunos. Acolhendo os alunos que demonstraram mais dificuldade, usar o computador incentivando-os sempre.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
QUADROS, Imara Pizzato; Múltiplas Linguagens: Linguagens Artísticas I. Cuiabá: UAB/EdUFMT, 2010. 126 p.

http://www.liviadoblas.com.br/php/index.php?option=com_igallery&view=gallery&id=43&Itemid=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário